Dicas para compor músicas

Graça e paz, gente amada de Deus!

Deus é bom o tempo todo. Sempre foi, e sempre será. Ele também é glorioso, grandioso, maravilhoso. É um prazer nosso adorá-lo. É uma honra servi-lo. Uma felicidade estar no centro da sua vontade. E isso nos inspira sempre a trazer novas canções em louvor ao nosso Senhor, e é sobre isto que vamos conversar um pouco.

A música é uma arte. A arte de combinar os sons. E ela tem um poder incrível! Quantas vezes nos emocionamos com uma simples melodia, ainda que sem letra? Quantas vezes fixamos uma mensagem pela música? Quantas vezes trazemos lembranças diversas, sentimentos fortes, pelo simples fato de termos ouvido uma música associada a eles? E vocês já perceberam como a música é fundamental em tudo que é entretenimento? Imagina um filme de ação com uma trilha sonora de frevo? Ou um suspense com músicas de desenho? Não dá, né?! Já perceberam como em reality shows musicais no Brasil o candidato mais votado geralmente é o que toca/canta a música mais emocionante?

A música é usada até como forma de tratamento: a musicoterapia. O link http://www.boasaude.com.br/artigos-de-saude/5042/-1/musicoterapia.html e muitos outros trazem informações sobre os benefícios que a musicoterapia traz. Este link ainda faz uma definição linda dos efeitos da música:


A música trabalha os hemisférios cerebrais, promovendo o equilíbrio entre o pensar e o sentir, resgatando a "afinação" do indivíduo, de maneira coerente com seu diapasão interno. A melodia trabalha o emocional, a harmonia, o racional e a inteligência. A força organizadora do ritmo provoca respostas motoras, que, através da pulsação dá suporte para a improvisação de movimentos, para a expressão corporal.

Sendo arte, a música pode ser composta de infinitas formas. Todos os dias podemos fazer surgir uma canção inédita, seja ela boa ou não (em outra oportunidade falaremos sobre o que seria uma música boa). E o melhor: qualquer pessoa pode compor! É certo que alguns tem mais facilidade que outros, mas isso não torna a atividade impossível de ser feita. Para aqueles que tem certa dificuldade em compor, eis algumas dicas que ajudaram Leo a compor muitas de suas músicas:

1 - Por onde começar? Bom, sabendo um pouco de teoria musical, o ponto de partida pode se dar de 5 maneiras: pela melodia, pela harmonia, pelo ritmo (gênero), pela estrutura ou pela letra. Para quem não sabe nada de música, pode começar pela letra ou cantarolando uma melodia.
2 - Pela melodia: Defina um compasso. Os mais usados atualmente são o quaternário (4/4), o composto de 6/8 (da nossa Para Transformar), o de 3/4 (de valsa) e o 2/4 (um, dois, um, dois). Depois defina o tempo de batimentos por minuto - feito o coração mesmo! Esse será o andamento da sua música. Agora escreva as linhas melódicas. Depois insira a letra, caso queira. Muitos compositores usam o arranjo pergunta-resposta na escrita das melodias. O Hino Nacional Brasileiro (compasso 4/4) é um bom exemplo desse arranjo:

(pergunta) Ouviram do Ipiranga às margens plácidas
(resposta) De um povo heroico o brado retumbante.
(pergunta) E o sol da liberdade em raios fúlgidos
(resposta) Brilhou no céu da pátria nesse instante. (...)

3 - Pela harmonia: Sabe tocar algum instrumento de base (violão, teclado/piano, guitarra, acordeon)? Defina o compasso, o tempo, a levada e toque os acordes. Pode começar com um simples A-D-E-A, e a partir daí ir montando a melodia.
4 - Pelo gênero: Quer compor uma música dançante? uma reflexiva? uma animada pra bater palmas? um hino tradicional? um frevo? um baião? etc. Defina o gênero, e em seguida pense a melodia ou a harmonia. Não esqueça que a música tem 3 partes que a definem: melodia, ritmo e harmonia.
5 - Pela estrutura: Defina se vai ser um corinho, semelhante a Parabéns pra você ou Vamos adorar a Deus, se vai ter estrofe(s)+coro, se vai ter estrofes+coro+ponte (feito Preciso de Ti), se vai ser de bloco único, como Faroeste Caboclo e Nas Estrelas, se vai subir ou descer a tonalidade em algum momento, etc. Nota: a grande maioria dos cânticos evangélicos atuais têm 1 ou 2 estrofes + coro + ponte (que é um trecho totalmente diferente dos anteriores). Feita a estrutura, defina a melodia ou a harmonia+ritmo, para em seguida acrescentar a letra.
6 - Pela letra: Defina o tema sobre o que vai escrever: vai ser uma letra de adoração? De oração? De gratidão? Vai contar alguma história? Vai musicar algum trecho bíblico? Alguma doutrina? Uma mensagem de amizade ou de amor? Definida a temática, escreva os versos, com atenção à coesão e coerência. Crie rimas, use a métrica, caso queira. Defina o que será estrofe e coro, se for o caso. Em seguida construa a melodia para a letra. Caso queira, peça ajuda!
7 - Inspire-se. Ouça de tudo, perceba como cada música é criada. Sua estrutura, melodia, arranjos, detalhes que a fazem ser uma boa música. Mas tenha o cuidado para não copiar letra e/ou melodia de alguém. Isso é plágio, e é crime!
8 - Dependendo do público que você deseja que ouça sua música, tenha cuidado com as regras da língua portuguesa e evite as palavras de baixo calão.
9 - Tenha sempre em mãos um gravador e um bloco de notas (pode ser o do celular), para não perder nenhum momento de inspiração.
10 - Mostre sua composição para amigos e músicos e ouça as críticas; aprecie as sugestões e faça alterações, se quiser.
11 - Geralmente, por causa da inexperiência, nossas primeiras composições são as piores. É normal. Não desista!
12 - Mantenha a calma sempre. Compor uma música completa pode durar, às vezes, de 10 minutos a alguns meses. Paciência, e esteja sempre com a mente aberta para usar sua criatividade.

Bom, gente, é isso. Essas dicas te ajudaram de alguma forma? Vocês têm mais alguma dica? Ou alguma composição que queiram nos mostrar? Qualquer coisa, contem conosco!

Um forte abraço, e que Deus os abençoe!


Nenhum comentário: